PIBITI

O objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa tecnológica, sob orientação de um docente pesquisador da Unicamp, outorgando bolsas no valor de R$ 700,00/mês pelo período de até 12 (doze) meses.

Tendo em vista que a Iniciação Científica visa “iniciar” alunos da graduação na área científica, o PIBITI possui o mesmo objetivo com enfoque tecnológico e inovador.

Um projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pode envolver desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelo de negócios, etc.

Confira abaixo as bolsas em vigência e consulte os editais disponíveis.

Inscrições abertas – 14/abril a 14/maio de 2025

1

Aluno deve identificar a linha de pesquisa de seu interesse e buscar por orientador Unicamp


2

Aluno efetua a 1ª etapa da inscrição (dados pessoais e indicação do orientador)


3

Orientador efetua a 2ª etapa da inscrição (dados pessoais e projeto de pesquisa)


4

Inscrição recebida!


5

Processo de avaliação


6

Divulgação das avaliações


7

Convocação dos contemplados de acordo com o número de vagas e bolsas disponíveis


8

Início da atividade de Iniciação Tecnológica


Etapas do Processo

Inscrição de Projeto

Na 1ª etapa de inscrição o aluno deve selecionar a opção “Iniciação Tecnológica” para concorrer às bolsas PIBITI/CNPq.

Importante: Poderão atuar como orientadores(as) os(as) docentes ativos(as) com vínculo empregatício com a Unicamp e os(as) Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE) credenciado(a)s nos termos da Deliberação CEPE-A-006/2022, além dos(as) pesquisadores(as) da carreira PQ e Professores(as)/Pesquisadores(as) Colaboradores Voluntários(as) (somente docentes aposentados(as) da Unicamp).

Na 2ª etapa de inscrição o projeto de pesquisa deverá ser um arquivo PDF com no máximo 8 páginas que contenha:

  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Objetivos
  4. Métodos
  5. Cronograma de atividades
  6. Referências
  7. Tratando-se de aluno externo (outra instituição), o histórico acadêmico deverá ser anexado ao final do projeto.

Os cadastros dos currículos Lattes do Aluno e do Orientador são obrigatórios para envio da inscrição.