Linha Pesquisa

 A Linha Pesquisa oferece diferentes modalidades de auxílio em fluxo contínuo ao longo de todo o ano. Para saber o valor de cada auxílio consulte a Tabela de Valores.

Auxílio à Participação em Evento Científico

Destinado ao pagamento de passagens, diárias e taxas de inscrição para apresentação de trabalhos em reuniões científicas presenciais, não presenciais ou híbridas.

Viagens e pesquisa de campo devem ser solicitadas na modalidade Auxílio Pesquisa.

Quando for do interesse do solicitante que a tramitação e avaliação final do pedido seja feita antes do final do exercício, o pedido deverá ser apresentado até o dia 31 de outubro.

Documentos necessários

  • Formulário para solicitação na Linha Pesquisa: Auxílio à Participação em Evento Científico devidamente preenchido.
  • Programação do evento.
  • Cópia do Resumo do trabalho a ser apresentado.
  • Cópia da carta de aceitação do trabalho a ser apresentado. Caso o interessado ainda não tenha recebido o aceite do trabalho por ocasião de fazer o pedido, a mesma poderá encaminhada posteriormente à PRP/FAEPEX, para ser juntada ao processo.
  • Súmula Curricular, modelo FAPESP, do solicitante.
  • Quando o projeto envolver a participação de alunos o Curriculum vitae e Histórico Escolar analítico atualizado deve ser incluído. As solicitações de auxílio para alunos deverão ser feitas exclusivamente pelo orientador, salvo quando o orientador for externo a Unicamp. Neste caso, poderá ser encaminhado pelo co-orientador da Unicamp, desde que mencione de forma clara que o orientador é externo à Universidade.
  • Esclarecimentos sobre o caráter complementar da solicitação (ver Sobre o Caráter Complementar dos Apoios FAEPEX), ou justificativa da não solicitação de pedido de auxílio, com a mesma finalidade, a outros órgãos de fomento.
  • Em caso de apresentar projetos FAPESP, CNPq, CAPES entre outros, como contrapartida, será necessário inserir cópia do Termo de Outorga do projeto correspondente.

Solicitações de estágio ou viagem de longa duração ao exterior para alunos de pós-graduação

Para análise, o pedido de Auxílio para Estágios no exterior de longa duração precisa estar respaldado de todos os aspectos formais, devendo ser encaminhado no ato da submissão do auxílio:

  • Manifestação do orientador, com anuência do Coordenador da Pós-Graduação, quanto ao cumprimento de exigências do afastamento.
  • Garantia de provimento de seguro saúde e repatriação e das questões associadas a visto de estrangeiro para a finalidade pretendida.
  • Detalhamento do custeio da hospedagem.

Importante

  • As solicitações de Auxílio à Participação em Evento Científico devem ser enviadas, impreterivelmente, com pelo menos 45 dias de antecedência da data do início do evento. Solicitações feitas sem tal antecedência serão devolvidas sem análise de mérito;
  • Os auxílios são sempre concedidos em nome de um docente/pesquisador da Universidade, cabendo a ele, em caráter intransferível, a responsabilidade pelo recebimento dos recursos, a prestação de contas junto à FUNCAMP e o encaminhamento ao FAEPEX, no prazo estipulado, do relatório final, mesmo nos casos em que o beneficiário seja um aluno;
  • Nas participações em eventos, em casos de coautoria de trabalho, somente será apoiada a viagem de um dos autores;
  • Somente alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação poderão receber o Auxílio. O apoio é concedido mediante solicitação do docente /pesquisador que o orienta. O valor concedido é descontado da quota anual Faepex do docente/pesquisador;
  • Alunos de GRADUAÇÃO poderão receber apenas auxílio para viagens NACIONAIS;
  • Alunos de PÓS-GRADUAÇÃO poderão receber auxílio para viagens NACIONAIS e INTERNACIONAIS;
  • Não será concedido financiamento para participação em eventos nos casos em que não haja apresentação de trabalho;
  • O Auxílio também poderá ser solicitado para alunos de pós-graduação, sendo dispensada a apresentação de trabalho no caso de participação em escolas temáticas e eventos de mesmas características.
  • Formulários preenchidos incorretamente ou acompanhados de documentação incompleta serão devolvidos.

Relatório Técnico do Auxílio à Participação em Evento Científico

Documentos Necessários:

  • Descrição crítica do evento e dos impactos para pesquisa do beneficiário.
  • Cópia do certificado de participação e apresentação de trabalho.
  • Cópia da publicação do trabalho nos anais ou caderno de resumos, ou esclarecimentos, no caso de eventos que não forneçam tal publicação.
  • Cópia da Movimentação Financeira da FUNCAMP contendo a descrição dos itens adquiridos.

Importante:

  • Deverá ser entregue o relatório de atividades trinta dias após, quando se tratar de atividades com datas determinadas como participação em eventos de qualquer natureza, visitas de docentes da Universidade a instituições nacionais ou estrangeiras, apoio a realização de reuniões científicas, visita à UNICAMP de professores/pesquisadores convidados (modalidades Auxílio à Participação em Evento Científico, auxílio às atividades artísticas, científicas e culturais, Auxílio à vinda de professores visitantes).
  • Solicitantes contemplados com recursos FAEPEX terão 30 dias para assinar o termo de outorga a contar a data de informação de aprovação do auxílio.

Auxílio Pesquisa

Destinado a complementar projetos de pesquisa que receberam auxílio de agências de fomento externas à Unicamp. O auxílio cobre gastos com materiais de consumo, materiais permanentes, exceto mobiliários, serviços de terceiros (não financiamos serviços prestados por pessoas físicas apenas jurídicas), instalações de equipamentos e atividades relacionadas Auxílio para trabalhos de campo e Visitas técnicas.

Quando for do interesse do solicitante que a tramitação e avaliação final do pedido seja feita antes do final do exercício, o pedido deverá ser apresentado até o dia 31 de outubro.

Documentos necessários

  • Formulário (Usar o navegador Google Chrome) para solicitação na Linha Pesquisa: Auxílio-Pesquisa devidamente preenchido.
  • Projeto de pesquisa detalhado (caso o projeto preveja uma viagem, incluir cronograma).
  • No caso de visitas técnicas, incluir plano de atividades detalhado e carta(s) convite;
  • Pareceres de aprovação dos aspectos éticos e legais da pesquisa (CEP, CEP-CHS, CEUA, Patrimônio Genético, CIBio), necessários.
  • Súmula Curricular, modelo FAPESP, do solicitante.
  • Curriculum vitae e histórico escolar analítico atualizado dos aluno, quando for o caso.
  • Esclarecimentos sobre o caráter complementar da solicitação. Saiba mais sobre o caráter complementar dos apoios FAEPEX.
  • Em caso de apresentar projetos FAPESP, CNPq, CAPES, entre outros, como contrapartida, será necessário inserir cópia do Termo de Outorga do projeto correspondente.
  • O Formulário e a documentação deverão ser encaminhada on-line.

Importante

  • Os auxílios são concedidos, sempre, em nome de um docente/pesquisador da Universidade, sendo dele, de forma intransferível, a responsabilidade pelo recebimento dos recursos, prestação de contas junto à FUNCAMP e encaminhamento ao FAEPEX, no prazo estipulado, do relatório final, mesmo em casos em que o beneficiado seja aluno.
  • Solicitantes contemplados com recursos FAEPEX terão 30 dias para assinar o termo de outorga a contar a data de informação de aprovação do auxílio.
  • Formulários indevidamente preenchidos ou acompanhados de documentação incompleta serão devolvidos.

Relatório Técnico do Auxílio à Pesquisa

  • O relatório de Auxílio à Pesquisa deve conter um relato completo das Atividades em que conste as produções acadêmico-cientificas obtidas nos últimos 12 meses;
  • Cópia da Movimentação Financeira da FUNCAMP contendo a descrição dos itens adquiridos.
  • Descrição das atividades desenvolvidas no período, no caso de viagens de coleta de dados, viagem de campo e visitas técnicas.

Auxílio Ponte

Concedido para alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação da Unicamp, que estejam na fase final nos seus trabalhos de pós-graduação e sem bolsa vigente ou qualquer vínculo empregatício, com perspectiva de defesa já estabelecida.

O aluno contemplado recebe um único pagamento, no valor de até um mês de uma bolsa de mestrado ou doutorado, pago em uma única mensalidade.

Quando for do interesse do solicitante que a tramitação e avaliação final do pedido seja feita antes do final do exercício, o pedido deverá ser apresentado até o dia 31 de outubro.

Documentos necessários

  • Formulário (Usar o navegador Google Chrome) para solicitação na Linha Pesquisa: Auxílio-Ponte devidamente preenchido.
  • Carta com carimbo e assinatura da Coordenação de PG da Unidade, com informações sobre data da defesa provável, bolsas usufruídas e término da última bolsa.
  • Súmula Curricular, modelo FAPESP, do solicitante.
  • Curriculum vitae do aluno;
  • Histórico Escolar analítico atualizado, com CR, do aluno.
  • Cópia do material da dissertação/tese pronto até o momento em que esteja sendo feito o pedido.
  • Declaração do aluno que não usufrui de bolsa vigente e inexistência de vínculo empregatício de qualquer natureza.

Importante

  • Para serem liberados os recursos do Auxílio Ponte deverá ser anexado Carta com carimbo e assinatura da Coordenação de PG da Unidade, atestando a data efetiva da defesa.
  • As solicitações de Auxílio Ponte devem ser preenchidas e enviadas ao FAEPEX com um mínimo de 45 dias de antecedência da data provável da defesa, impreterivelmente;
  • Para que sejam liberados os recursos do Auxílio Ponte, deverá ser enviada uma carta com carimbo e assinatura da coordenação de pós-graduação da unidade, informando a data agendada para a defesa;
  • Esta modalidade de auxílio é concedida para pós-graduandos que estejam na fase final nos seus trabalhos de pós-graduação e sem bolsa vigente, com perspectiva de defesa já estabelecida, e é paga em uma única mensalidade;
  • As bolsas do FAEPEX são concedidas em regime de dedicação integral à pesquisa, ficando o Bolsista impedido de exercer profissionalmente qualquer outra atividade, remunerada ou não, que não esteja relacionada à execução do projeto de pesquisa aprovado, e/ou ser sócio-gerente ou participar da administração de sociedade privada.
  • O valor aprovado, destinado a bolsa de mestrado e doutorado, não será debitado da cota anual do orientador;
  • Cada docente/pesquisador está limitado a duas concessões de Auxílio Ponte por ano, sendo uma na modalidade mestrado e uma na modalidade doutorado;
  • É imprescindível que o responsável pela solicitação (docente/pesquisador) seja o orientador;
  • Formulários preenchidos incorretamente ou acompanhados de documentação incompleta serão devolvidos.
  • Valores das bolsas devem ser consultados na Tabela de Valores.
  • Solicitantes contemplados com recursos FAEPEX terão 30 dias para assinar o termo de outorga a contar a data de informação de aprovação do auxílio.

Relatório Técnico do Auxílio Ponte

  • O relatório de Auxílio Ponte deve conter uma cópia da Ata de defesa da tese/dissertação;

Auxílio Início de Carreira e Bolsas Vinculadas

Apoio tem o objetivo de proporcionar condições iniciais mínimas de trabalho a docentes/pesquisadores recém-contratados, permitindo-lhes o início do desenvolvimento autônomo de seus projetos de pesquisa.

Documentos necessários

  • Formulário (Usar o navegador Google Chrome) para solicitação na Linha Pesquisa: Auxílio Início de Carreira.
  • Projeto de Pesquisa Individual submetido a uma agência de fomento.
  • Plano de Gestão de Dados – Acesse hps://adp.sbu.unicamp.br/gestao-de-dados/
  • Protocolo de encaminhamento/recebimento do projeto pela agência de fomento.
  • Formulário preenchido para a agência de fomento, com demonstração de valores da proposta. No caso de projetos Fapesp, deve-se apresentar comprovação de que a proposta foi “habilitada”.
  • Pareceres de aprovação dos aspectos éticos e legais da pesquisa (CEP, CEP-CHS, CEUA, Patrimônio Genético, CIBio), se necessários;
  • Curriculum vitae do solicitante.

Importante

  • Para ser habilitado no programa, o solicitante deve comprovar a submissão, no seu primeiro ano como docente/pesquisador-PQ da Unicamp, de pelo menos um Projeto de Auxílio à Pesquisa Individual a uma agência de fomento, anexando à solicitação uma cópia do projeto e o respectivo protocolo de encaminhamento/recebimento.
  • O valor do Auxílio de Início de Carreira deverá ser proporcional a 1/3 do projeto encaminhado às agências (excluídas as bolsas), limitado ao teto definido na Tabela de Valores. Todas as propostas deverão ser avaliadas pelo Faepex quanto ao mérito.
  • O Auxílio somente poderá ser solicitado uma única vez.
  • O valor concedido poderá ser utilizado para aquisição de material permanente, material de consumo, serviços de terceiros especializados de curta duração, diárias, passagens, inscrição em congressos, despesas de transporte e reparo de equipamentos.
  • Os valores destinados a participação em eventos dentro do Auxílio Início de Carreira não podem ultrapassar o valor máximo vigente para o Auxílio Viagem definido na Tabela de Valores;
  • Será analisada apenas uma proposta, não havendo suplementação de recursos para proposta já julgada.
  • O docente/pesquisador iniciante ficará impossibilitado de solicitar recursos na Linha Pesquisa do FAEPEX por 12 meses a contar da data de aprovação do Auxílio Início de Carreira.
  • O orçamento deverá ser detalhado e justificado.
  • A soma dos apoios recebidos ao longo do ano e do orçamento total do AIC não poderá ultrapassar o valor limite definido na Tabela de Valores.
  • Formulários preenchidos incorretamente ou acompanhados de documentação incompleta serão devolvidos.
  • Solicitantes contemplados com recursos FAEPEX terão 30 dias para assinar o termo de outorga a contar a data de informação de aprovação do auxílio.

Bolsas vinculadas ao Auxílio Início de Carreira

O docente/pesquisador contemplado com o Auxílio Início de Carreira que tiver Projeto de Pesquisa Individual aprovado por uma agência de fomento terá assegurado recursos para custeio de um aluno de Iniciação Científica pelo prazo de 12 meses.

Caso o docente/pesquisador esteja credenciado em um programa de pós-graduação da Unicamp, terá também assegurado recursos para custeio de um aluno de mestrado pelo período de 12 meses, renovável por igual período. A qualquer momento poderá haver a troca de aluno, sem entretanto alterar os prazos máximos das bolsas.

As bolsas de IC e Mestrado devem ser submetidas se o docente/pesquisador contemplado com o Auxílio Início de Carreira e que tiver Projeto de Pesquisa Individual aprovado por uma agência de fomento for o Orientador.

As bolsas do FAEPEX são concedidas em regime de dedicação integral à pesquisa, ficando o Bolsista impedido de exercer profissionalmente qualquer outra atividade, remunerada ou não, que não esteja relacionada à execução do projeto de pesquisa aprovado, e/ou ser sócio-gerente ou participar da administração de sociedade privada.

Os valores das bolsas serão iguais aos praticados pelo CNPq (ver Tabela de Valores).

Para a implementação das bolsas serão necessários os seguintes documentos:

Documentos necessários para bolsa de IC

  • Formulário (Usar o navegador Google Chrome) para solicitação de bolsa de IC.
  • Cópia do Termo de Outorga do auxílio aprovado no Órgão de Fomento.
  • Ofício do professor/pesquisador endereçado à Pró-Reitoria de Pesquisa solicitando bolsa para o aluno.
  • Histórico Escolar analítico atualizado, com CR, do aluno (Unicamp).
  • Resumo/cronograma de atividades de pesquisa de até 15 linhas.
  • Cópia do CPF e RG do aluno.
  • Cópia do Endereço do aluno.
  • Dados de conta corrente do aluno no Banco Santander.
  • E-mail e telefone do aluno.
  • Declaração do bolsista afirmando não usufruir de qualquer outra remuneração ou bolsa, exceto as de auxílio social.

Importante

  • É altamente recomendável que os alunos contemplados com bolsa IC participem do Congresso PIBIC.
  • É vedado o acúmulo da bolsa FAEPEX com bolsas de outros programas de quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres (exemplos: FAPESP, CAPES, Bolsa PAD e PIBIC Unicamp). Apenas as bolsas que possuem caráter social (objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência) podem ser recebidas simultaneamente à bolsa FAEPEX (exemplos: BAS, BAT, SAE/Unicamp).

Documentos necessários para bolsa de mestrado

  • Formulário (Usar o navegador Google Chrome) para solicitação para bolsa de mestrado.
  • Cópia do termo de outorga do auxílio aprovado no órgão de fomento.
  • Ofício endereçado à Pró-Reitoria de Pesquisa solicitando bolsa para o aluno.
  • E-mail e telefone do aluno.
  • Cópia do formulário de inscrição do aluno na pós-graduação.
  • Curriculum vitae do aluno.
  • Atestado de matrícula da pós-graduação (mestrado Unicamp).
  • Histórico Escolar analítico atualizado, com CR, do aluno (Unicamp). Caso não possua o histórico escolar da pós-graduação encaminhar o histórico da graduação.
  • Cópia do CPF e RG do aluno.
  • Cópia do Endereço do aluno.
  • Dados de conta corrente do aluno no Banco Santander.
  • Título do projeto de mestrado.
  • Plano de trabalho.
  • Declaração de próprio punho do bolsista atestando dedicação exclusiva às atividades de pós-graduação e afirmando não usufruir de qualquer outra remuneração ou bolsa.

Importante

  • A bolsa de mestrado é concedida pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovada uma única vez por mais 12 meses mediante apresentação do relatório parcial (ver Relatórios Técnicos) e carta de renovação elaborada pelo orientador.
  • Os bolsistas de mestrado devem apresentar dois relatórios científicos (ver Relatórios Técnicos), nos prazos determinados pela FAEPEX.
  • Findo o prazo máximo da bolsa de mestrado (24 meses), deverá ser apresentado o comprovante da defesa de dissertação. O docente/pesquisador ficará impossibilitado de receber novos apoios do Faepex enquanto o comprovante não for apresentado. Excepcionalidades serão analisadas caso a caso.
  • É vedado o acúmulo da bolsa FAEPEX com bolsas de outros programas de quaisquer agências nacionais, estrangeiras ou internacionais de fomento ao ensino e à pesquisa ou congêneres (exemplos: FAPESP, CAPES, Bolsa PAD Unicamp). Apenas as bolsas que possuem caráter social (objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência) podem ser recebidas simultaneamente à bolsa FAEPEX (exemplos: BAS, BAT, SAE/Unicamp).

Relatório Técnico do Auxílio Início de Carreira

  • O relatório de Auxílio Início de Carreira deve conter um relato completo das Atividades em que conste as produções acadêmico-cientificas obtidas nos últimos 12 meses;
  • Cópia da Movimentação Financeira da FUNCAMP contendo a descrição dos itens adquiridos.

Auxílio Bolsa de Pós-Doutorado em Gestão Executiva em Ciência e Tecnologia

 

1. Objetivo e características

  • Prover pessoal especializado e qualificado, em regime de dedicação exclusiva, para funções de gestão executiva de projetos científicos e tecnológicos de grande porte desenvolvidos por grandes Centros e Laboratórios de Pesquisa da Unicamp.
  • As bolsas do FAEPEX são concedidas em regime de dedicação integral à pesquisa, ficando o Bolsista impedido de exercer profissionalmente qualquer outra atividade, remunerada ou não, que não esteja relacionada à execução do projeto de pesquisa aprovado, e/ou ser sócio-gerente ou participar da administração de sociedade privada.

  • A bolsa terá vigência de até 48 meses, vinculada à efetiva atividade do Centro ou Laboratório, devendo ser renovada a cada 12 meses.
  • No caso de desligamento do bolsista antes do término da vigência da bolsa, um novo pós-doc poderá ser selecionado para cumprimento do período complementar. Entrar em contato com a equipe do FAEPEX para pedido de substituição do bolsista pelo e-mail faepex@unicamp.br

2. Valor da bolsa

  • R$ 8.479,20

3. Itens financiáveis

  • Bolsa de pós-doutoramento, exclusivamente.

4. Período para solicitação

  • Em qualquer época do ano (fluxo contínuo).

5. Documentação necessária para solicitação

  • Formulário(Usar o navegador Google Chrome para solicitação na Linha Pesquisa: Bolsa de Pós-Doutorado em Gestão Executiva em Ciência e Tecnologia.
  • Carta de solicitação justificando a necessidade da bolsa e demonstrando como o pós-doc impulsionará o desenvolvimento das atividades do Centro ou Laboratório.
  • Termo de outorga ou documento equivalente formalizado, constando a vigência do projeto e recursos concedidos.
  • Projeto de pesquisa, evidenciando as atividades de qualificação e capacitação do pós-doc em Gestão Executiva de Ciência e Tecnologia.
  • Currículo Lattes do candidato selecionado.

6. Implementação no Sistema Faepex

  • O pedido deve ser inserido pelo docente responsável pela supervisão do pós-doc.

7. Ingresso do aluno no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD)

  • O aluno selecionado deverá ser vinculado ao Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD), regulamentado pela Deliberação CONSU-A-003/2018, cujas providências deverão ser adotadas pela Unidade de vinculação.
  • A bolsa entrará em vigor a partir do ingresso formal do aluno no PPPD

8. Relatório Técnico

  • O Relatório Técnico deverá conter um relato completo das atividades desenvolvidas pelo pós-doc demonstrando os benefícios de sua atuação junto o Centro/Laboratório.
  • Deverá constar ainda do Relatório, cópia da Movimentação Financeira dos Recursos, expedida FUNCAMP.

Auxílio Reintegração

 

  1. Objetivos e características
  • Apoiar docentes e pesquisadores que estiveram licenciados da Universidade por período igual ou superior a 6 meses (ininterruptos), por motivo de licença maternidade ou tratamento de saúde, e tiveram as atividades de pesquisa prejudicadas pelo afastamento.
  • Para solicitar o auxílio, é necessário que o docente/pesquisador tenha um projeto de pesquisa submetido a uma agência de fomento.
  1. Valor do auxílio
  • Até R$ 15.000,00
  • O valor solicitado deverá ser proporcional a 1/3 do valor do projeto submetido à agência de fomento, limitado ao teto estabelecido.
  • Serão descontados do valor do Auxílio Reintegração eventuais recursos concedidos na Linha Pesquisa no mesmo ano vigente.
  1. Itens financiáveis
  • O Auxílio poderá ser utilizado para aquisição de material permanente, material de consumo, serviços de terceiros especializados de curta duração, diárias, passagens, inscrição em congressos, despesas de transporte e reparo de equipamentos.
  • Os valores destinados a participação em eventos não poderão ultrapassar o valor máximo vigente para o Auxílio Participação em Evento.
  1. Período para solicitação
  • Até 18 meses a contar da data de nascimento da criança, no caso de licença maternidade ou da adoção.
  • Até 12 meses a contar da data de término do afastamento, no caso licença por motivo de saúde.
  1. Documentação necessária para solicitação
  • Carta de solicitação justificando o pedido do apoio e demonstrando os prejuízos às atividades de pesquisa decorrentes do afastamento.
  • Plano de aplicação dos recursos solicitados, detalhado e justificado.
  • Projeto de pesquisa submetido junto à uma agência de fomento.
  • Plano de Gestão de Dados – Acesse hps://adp.sbu.unicamp.br/gestao-de-dados/
  • Protocolo de submissão do projeto de pesquisa.
  • Currículo do solicitante ou Súmula Curricular modelo FAPESP.
  1. Como solicitar
  1. Documentos necessários para implementação do auxílio
  • Carta de aprovação do auxílio (fornecida pelo Faepex).
  • Demais documentos descritos no item 5.
  1. Implementação no Sistema Faepex
  • De posse dos documentos necessários, entrar em contato com o Faepex (faepex@unicamp.br) para que seja providenciada a abertura do Sistema.
  • No período indicado pela equipe do Faepex, inserir os documentos na Plataforma Faepex.
  1. Prazo de execução
  • As proposta aprovadas deverão ser executadas no prazo de 12 meses, a contar da assinatura do Termo de Outorga.
  1. Relatório Técnico
  • O Relatório Técnico deverá conter um relato completo das atividades de pesquisa desenvolvidas durante a vigência do Auxílio e das produções acadêmico-cientificas realizadas.
  • Deverá constar ainda do Relatório, cópia da Movimentação Financeira dos Recursos, expedida FUNCAMP.