Os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP devem realizar pesquisas ousadas de excelência internacional em temas relevantes em sua área do conhecimento, de forma que possam se tornar um Centro de Classe Mundial em Pesquisa. Os objetivos vão além da realização de pesquisa internacionalmente competitiva e da formação de recursos humanos altamente qualificados. Os CEPIDs precisam estabelecer uma estratégia clara para acelerar a convergência de esforços de pesquisa e sua apropriação pela sociedade, por meio de inovação e difusão
Considerando que a FAPESP financia outros projetos com condições similares, valoriza-se temas ainda não cobertos pelos CEPIDs atuais, pelos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs), pelos Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP) e por projetos do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) já aprovados e em vigência na FAPESP.
É particularmente importante a presença de um grupo de Pesquisadores Principais com dedicação substancial às atividades do Centro. Nesta Chamada, considera-se um número mínimo de 5 Pesquisadores Principais, além do Pesquisador Responsável, com dedicação de pelo menos 20 horas semanais.
O apoio anual a um Centro não deve superar R$ 8 milhões por ano por um período de 5 anos, totalizando até R$ 40 milhões por proposta. Para os Centros selecionados, o financiamento será inicialmente concedido para um período de 5 anos, podendo ser renovado, no máximo, por mais dois períodos de 3 anos. A FAPESP poderá selecionar até 4 propostas nesta Chamada.
As Propostas serão analisadas em duas fases: FASE 1 – Pré-Proposta para Elegibilidade: redigida em inglês; FASE 2 – Proposta Completa: para as propostas elegíveis na FASE 1, que também deverão ser redigidas em inglês.
A apresentação das Pré-Propostas no SAGe deve ser feita até 29 de janeiro de 2024.
Imagem de katemangostar no Freepik