Ações Afirmativas em Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp assume o forte compromisso de apoio às ações afirmativas em pesquisa, reconhecendo a importância de incorporar temas, epistemologias e modos de produção do conhecimento oriundos de grupos sociais que passam a integrar de maneira mais representativa a universidade.

A PRP tem buscado ativamente apoiar a inserção desses grupos nos sistemas de pesquisa, criando mecanismos específicos para enfrentar desafios identificados, como as desigualdades de gênero na produção científica e as dificuldades de acesso de estudantes indígenas aos programas de iniciação científica.

Essa atuação visa estabelecer uma via de mão dupla entre a universidade e as comunidades, produzindo impactos positivos em ambos os lados e fortalecendo a diversidade e a representatividade na pesquisa acadêmica.

EDITAIS REGULARES

Mais Mulheres na Pesquisa

A chamada busca estimular a inserção internacional de docentes e pesquisadoras por meio de atividades de pesquisa em colaboração com instituições estrangeiras, promovendo simultaneamente o avanço qualitativo da atuação global da Unicamp mediante a articulação de novas redes de cooperação lideradas por mulheres.

Para mais informações consulte a página Editais FAEPEX ou escreva para faepex@unicamp.br

Pesquisadores Indígenas: Primeiros Projetos

O edital tem como objetivo estimular com bolsas de Iniciação Científica os primeiros projetos de pesquisa de estudantes ingressantes pelo Vestibular Indígena da  Unicamp, especialmente referente ao estudo de suas comunidades de origem na modalidade de iniciação científica.

Consulte normativas e resoluções para pesquisas com povos indígenas

Para mais informações consulte ainda a página Editais FAEPEX ou escreva para faepex@unicamp.br

Incentivo à Inserção no Sistema FAEPEX

A iniciativa visa apoiar docentes e pesquisadores da Unicamp que encontram dificuldades para satisfazer as condições usuais de complementaridade exigidas pelo FAEPEX, visando a reinserção do proponente nas modalidades de auxílio
oferecidas pelo Fundo de Apoio.

Para mais informações consulte a página Editais FAEPEX ou escreva para faepex@unicamp.br

PPI no PIBIC

O edital do PIBIC prevê diferentes ações afirmativas na distribuição de bolsas de Iniciação Científica. A DEAPE reserva 15 bolsas para estudantes que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas ao ingressarem na Unicamp. A empresa Dow Química oferece 10 bolsas pelo programa ILIMITE-SE para alunos que concluíram o PROFIS e 5 bolsas pelo programa CRIE para estudantes pretos e pardos de cursos específicos das áreas de química, engenharia e ciências biológicas. Além disso, o PIBIC/AF, programa do CNPq voltado a alunos ingressantes por ações afirmativas, reserva parte das bolsas para estudantes pretos e pardos, mantendo os mesmo critérios do processo seletivo do PIBIC.

Para mais informações consulte a página do PIBIC ou escreva para pibic@unicamp.br

FLUXO CONTÍNUO

Auxílio Reintegração

O auxílio visa apoiar docentes e pesquisadores que estiveram licenciados da Universidade por período igual ou superior a 6 meses ininterruptos, por motivo de licença maternidade ou tratamento de saúde, e cujas atividades de pesquisa tenham sido prejudicadas pelo afastamento.

Para mais informações consulte Auxílio Reintegração FAEPEX ou escreva para faepex@unicamp.br

Auxílio PcD

O Auxílio PcD é um apoio complementar destinado a docentes e pesquisadores com deficiência (PcD), tendo como objetivo  custear gastos adicionais justificados, decorrentes da necessidade especial do solicitante, quando da participação em eventos científicos ou da realização de trabalhos de campo e visitas técnicas.

Para mais informações consulte Auxílio PCD FAEPEX ou escreva para faepex@unicamp.br

OUTRAS OPORTUNIDADES

Aqui serão publicadas linhas específicas e editais de apoio às ações afirmativas.