Caráter Complementar

O FAEPEX destina-se exclusivamente a projetos de ensino, pesquisa e extensão, complementando os auxílios já concedidos por outras agências de fomento ou cobrindo áreas por elas não atendidas normalmente, nos termos do Artigo 10 da Deliberação CONSU-A-24/2003.

É responsabilidade do(a) solicitante demonstrar a complementaridade de seu pedido de apoio.

As seguintes situações são reconhecidas como complementares pelo FAEPEX:

  1. O(A) solicitante recebeu parte dos recursos de seu projeto de agências de fomento, como FAPESP, CNPq, CAPES, ou de outras fontes externas à universidade.
  2. O(A) solicitante tem um projeto de pesquisa em andamento, financiado por agências de fomento nacionais ou internacionais, públicas ou privadas.
  3. O(A) solicitante tem bom histórico de captação de recursos para pesquisa ao longo dos últimos 5 anos (bolsas de pós-graduação e pós-doutorado, exceto as de cotas institucionais, como as do CNPq, CAPES e PNPD).
  4. O(A) solicitante possui Bolsa de pesquisa do CNPq em qualquer nível.
  5. Projetos submetidos a órgãos de fomentos com o objetivo da solicitação, mas ainda não contemplados poderão ser considerados, mas em eventuais análises comparativas não terão prioridade.
  6. No caso de Auxílio Participação em Evento Científico, o apoio financeiro do congresso/conferência, do programa de pós-graduação ou de outras fontes não-orçamentárias da Unidade podem ser considerados como contrapartida. Sendo essa a única demonstração de contrapartida, a solicitação terá menor prioridade em eventuais análises comparativas.
  7. No caso de apoio a viagens pelos programas de pós-graduação da Unicamp ou de fundos extraorçamentários da Unidade, é preciso apresentar documento informando explicitamente o montante e a destinação do apoio concedido.
  8. O FAEPEX também poderá financiar atividades não contempladas por agências de fomento e que contribuam para as atividades de ensino e pesquisa da Unicamp.
  9. Projetos de pesquisa financiados por instituições externas à Unicamp (universidades, empresas etc.) deverão estar devidamente regularizados nas instâncias cabíveis da Universidade.

O que não é considerado complementaridade pelo FAEPEX:

  1. O aporte de recursos pessoais do(a) solicitante não será aceito como demonstração de complementaridade, em nenhuma hipótese.
  2. Não serão considerados como complementaridades, recursos oriundos dos órgãos que compõem a Reitoria da Unicamp (como a própria Pró-Reitoria de Pesquisa e seus programas PIBIC, PIBIC-EM, CAF, CAFin ou CAPAm, por exemplo, assim como as demais Pró-Reitorias).
  3. Contratos de prestação de serviço, consultorias e cursos de extensão não serão aceitos como contrapartida, exceto para o Auxílio a Participação em Evento Científico.