Programa de Apoio à Gestão de Grandes Centros Temáticos de Pesquisa

Por meio da Deliberação CEPE-A-001/2024, de 06/02/2024, foi criado o Programa de Apoio à Gestão de Grandes Centros Temáticos de Pesquisa, sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa, que tem por finalidade complementar a infraestrutura de funcionamento dos projetos instalados.

O Programa é composto por três subprogramas de apoio:

  1. Subprograma de Bolsa de Pós-Doutorado em Gestão da Pesquisa (PPDG) que tem por finalidade atender a necessidade de pesquisa dos grandes centros temáticos, com três modalidades: Gestão de Educação e Difusão do Conhecimento, Gestão de Transferência de Tecnologia e Inovação e Gestão Executiva de Projetos.
  2. Subprograma de Apoio Técnico de Nível Superior (ProATS) tem por objetivo suprir necessidades de profissionais de nível superior para atuação e operação de equipamentos instalados nos grandes centros de pesquisa.
  3. Subprograma de Apoio à Infraestrutura (InfraPeq) visa financiar a recuperação ou melhoria das instalações existentes, assim como adequações aos espaços para atender a novas demandas dois centros de pesquisa.

A Deliberação CCP-002/2024, de 07/08/2024, dispõe sobre os critérios e requisitos para fins de enquadramento de Grandes Projetos de Pesquisa (Centros Temáticos de Pesquisa e Grandes Centrais de Equipamentos Multiusuário) no Programa de Apoio aos Grandes Centros Temáticos de Pesquisa.

A Mentoria consiste em uma série de encontros destinados à discussão de temas relevantes para a gestão da pesquisa. Essas atividades fazem parte do Sub-Programa de Pós-doutorado em Gestão de Pesquisa (PPDG).

Workshop Programa de Mentoria em Gestão da Pesquisa, realizado no dia 8 de novembro de 2024 no Auditório da Inova. O objetivo do evento foi discutir os temas Metapesquisa e Gestão da Pesquisa com vistas a aprimorar o Programa de Pós-Doutorado em Gestão da Pesquisa (PPDG)

Vídeo do evento e Apresentações: 1, 2 e 3.

Workshop com mentoria internacional em Design Thinking “Da pesquisa à gestão: desafios dos Centros de Pesquisa”, realizado no dia 18 de dezembro de 2024 no Auditório da CPV. O evento é parte das ações da Inova Unicamp, em conjunto com o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), ambos sob gestão da Inova, para capacitar a comunidade universitária em temas ligados à inovação e ao empreendedorismo e também parte do Programa de Mentoria da PRP para os bolsistas de Pós-Doc em Gestão da Pesquisa.

Vídeo e Reportagem sobre o evento

Inova em Ação – Trilha do Conhecimento

Temos o prazer de informar que as inscrições para a segunda edição do programa de qualificação Inova em Ação: Trilha do Conhecimento estão abertas!

Este programa, realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Instituto Nacional de
Propriedade Industrial (INPI), oferece uma oportunidade de aprimoramento profissional em diversas áreas, desde os fundamentos de patentes até a formatação de empresas de base científica e tecnológica.

O curso é totalmente gratuito e composto por três módulos:

  • Módulo I: Oferecido pelo INPI, em formato de ensino a distância (EAD).
  • Módulos II e III: Oferecidos pela Inova Unicamp, em formato presencial (na Educorp) no campus da Unicamp em Barão Geraldo.

Para se inscrever, os interessados devem seguir os seguintes passos:

  • Preencher o formulário de inscrição que será enviado por e-mail, indicando a área de atuação, a Unidade à qual está associado e outras informações relevantes para a seleção.
  • Aguardar o envio de outras informações pela Inova Unicamp por e-mail, para que possa realizar a segunda etapa das inscrições, que deverá ser feita na Plataforma de Cursos do INPI à partir do dia 12 de março.

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de março e a primeira parte da inscrição já pode ser feita.

Para mais informações sobre o programa, acesse a página do evento:

https://www.inova.unicamp.br/events/ino