Dados do Programa
Modalidades
- Gestão Executiva de Projetos: Pesquisa voltada ao estudo de modelos e práticas de gestão de projetos de pesquisa, considerando planejamento, organização, monitoramento e avaliação em diferentes contextos institucionais.
- Gestão da Educação e Difusão do Conhecimento: Pesquisa dedicada à análise de estratégias de gestão da educação científica e de difusão do conhecimento, incluindo a forma como centros de pesquisa estruturam ações de formação, capacitação e disseminação de saberes.
- Gestão da Transferência de Tecnologia e Inovação: Pesquisa que investiga processos e arranjos de gestão da transferência de tecnologia e de inovação, examinando como o conhecimento científico pode ser transformado em soluções aplicáveis e em impacto social, econômico ou produtivo.
Normativas aplicáveis
Para fins de orientação sobre o programa, entrega de relatórios e procedimentos de renovação de bolsa no âmbito do PPDG, seguem abaixo as diretrizes, alinhadas às normativas vigentes da Universidade:
- Deliberação CONSU-A-003/2018: https://www.pg.unicamp.br/norma/10306/0
- Deliberação CONSU-A-032/2022: https://www.pg.unicamp.br/norma/31766/0
- Instrução Normativa DGRH nº 04/2024: https://www.dgrh.unicamp.br/documento/instrucao-normativa-dgrh-no-04-2024/
- Programa de Pós-Doutorado (PPPD): https://www.dgrh.unicamp.br/produtos/pppd/
Roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa (Pós-Doutorado em Gestão)
1. Identificação
- Nome do bolsista: identificação do pós-doutorando.
- Nome do supervisor: coordenador ou pesquisador responsável pelo Centro ou ainda um membro da equipe científica do Centro. Pode ser um dos pesquisadores principais do Centro.
- Título do projeto: claro, objetivo e relacionado ao tema de pesquisa.
2. Introdução
- Contextualize o tema de pesquisa.
- Destaque a relevância científica e a justificativa do estudo.
- Explique como o projeto contribui para a área e para os objetivos do Programa de Apoio à Gestão de Grandes Centros Temáticos de Pesquisa.
3. Objetivos
- Objetivo geral: o propósito central do projeto.
- Objetivos específicos: etapas detalhadas e metas a serem atingidas.
4. Metodologia
- Descreva as estratégias, métodos e técnicas a serem utilizados.
- Justifique a escolha da abordagem e como ela responde aos objetivos.
- Detalhe a forma de coleta, análise e interpretação de dados.
5. Cronograma
- Organize as etapas do projeto ao longo do período da bolsa (inicialmente 2 anos, prorrogável por mais 2, dependendo da aprovação do relatório relativo aos 2 anos iniciais).
- Indique entregas parciais, marcos importantes e atividades em cada fase.
6. Resultados Esperados
- Liste os produtos, impactos e contribuições previstos.
- Especifique os resultados científicos, sociais, tecnológicos ou de inovação.
- Relacione os resultados ao fortalecimento da gestão e da atuação dos Grandes Centros Temáticos de Pesquisa ou das Centrais de Equipamentos Multiusuários.
7. Revisão Bibliográfica
- Apresente as referências teóricas que fundamentam a proposta.
- Inclua pesquisas já realizadas e lacunas que justifiquem a investigação.
Relatórios parciais, de encerramento ou de renovação
O modelo de relatório das atividades desenvolvidas no PPDG deve ser baixado neste link. Este modelo deve ser usado para relatórios parciais, de encerramento ou de renovação e a estrutura do documento não deve ser alterada.
Após o preenchimento, a versão final deverá ser assinada no SIGAD pelo(a) supervisor(a) e encaminhada ao Grant Office por meio do link (Enviar Relatório).
O envio do relatório deve ocorrer nas seguintes situações:
1. Encerramento da bolsa
O relatório deve ser enviado em até 30 dias após o término do vínculo, conforme regulamentação vigente.
2. Renovação por término de vigência
O relatório deve ser encaminhado com antecedência mínima de 45 dias do encerramento da bolsa.
Exemplo: bolsa com término em 31/12/2026 → envio até 15/11/2026.
3. Substituição de bolsista (saldo inferior a 6 meses)
Será necessária a solicitação de renovação da bolsa, conforme previsto nas normativas.
4. Substituição de bolsista (saldo superior a 6 meses)
Deverá ser enviado o relatório para avaliação da contribuição do bolsista ao programa e da adequada utilização dos recursos.
Renovação da bolsa – SGP (Sistema de gestão de pesquisadores)
Para a renovação da bolsa, conforme a Instrução Normativa DGRH nº 04/2024, são necessários:
- emissão de novo Termo de Concessão pela PRP, após análise e aprovação do relatório;
- aprovação do relatório pela Direção da Unidade, mediante parecer da Supervisão (observando os trâmites internos, como Congregação);
- registro de todo o processo no SGP com antecedência mínima de 30 dias do término da vigência atual.
Importante: Nos casos de substituição de bolsista com saldo inferior a 6 meses, a renovação antecipada da bolsa é obrigatória.
Dúvidas ou informações relacionado ao PPDG – goprp@unicamp.br
Dúvidas ou informações relacionadas ao SGP, pagamentos, informe de rendimentos, etc. – dgrh.eq@unicamp.br