A nova regra, aprovada pelo CONSU, se aplica a toda e qualquer forma de identificação da Universidade, em artigos e outras publicações, apresentações em congresso, sites e demais meios de divulgação físicos ou digitais, nacionais ou internacionais.
A identificação da UNICAMP, no novo padrão estabelecido, é a forma primária e prioritária de afiliação dos autores da Universidade e terá prevalência sobre qualquer outra identificação complementar, ou seja, deve vir em primeiro lugar, antecedendo o nome da faculdade ou do instituto, da identificação do centro/núcleo ou qualquer outra divisão hierarquicamente inferior.
A medida, sugerida pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) e proposta ao CONSU pela Comissão Central de Pesquisa (CCP), atualiza a forma de identificação da Universidade a partir de tendências internacionais e recomendações preconizadas por agências de registro para organizações, tendo sido adotada por diversas outras universidades brasileiras.
Com a medida, espera-se que:
- Os autores da UNICAMP estejam adequadamente orientados sobre a correta forma de afiliação institucional;
- Possibilite a correta atribuição de artigos e trabalhos aos autores da UNICAMP;
- Possibilite o rastreamento e recuperação de dados mais completos relacionados às produções acadêmicas dos autores da UNICAMP, evitando informações e resultados fragmentados;
- Permita a realização de análises bibliométricas consistentes e robustas a partir de dados confiáveis;
- Facilite a captação de dados pelos rankings universitários internacionais relacionados às produções da Universidade.
Consulte a íntegra da nova norma em vigor: Deliberação CONSU-A-024/2023
No caso de dúvidas, envie mensagem para o SBU <marciosm@unicamp.br>