Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Unicamp foi reconhecida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com o prêmio de Mérito Institucional na 22ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. De aproximadamente 330 instituições brasileiras que possuem bolsas IC do CNPq, 42 enviaram seus relatórios e concorreram. O prêmio foi entregue durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 13 a 19 de julho de 2025, na UFRPE, em Recife. A professora Ana Frattini, Pró-Reitora de Pesquisa, representou a universidade na cerimônia e recebeu o prêmio em nome da instituição. 

Além de reconhecer a qualidade das pesquisas realizadas pelos estudantes de iniciação científica e de seus orientadores, o prêmio é em grande parte resultado do trabalho dedicado da equipe liderada por Mirian Marcançola, que há mais de 10 anos é responsável pelos programas PIBIC e PIBITI, coordenado pela  da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. Com seriedade e sensibilidade, a equipe elaborou o relatório institucional que demonstrou o impacto dos programas de IC da Unicamp na formação científica e profissional de egressos dos programas.

Com mais de 1000 bolsas ativas, das quais 751 do CNPq, e um número recorde de 2007 inscrições no último processo seletivo, os programas refletem o compromisso da Unicamp com a educação e pesquisa de qualidade e a construção de uma ciência transformadora. Como parte do prêmio, a universidade receberá 20 bolsas extras do CNPq ainda este ano.

Esse reconhecimento reafirma o papel da Unicamp como referência nacional na formação de jovens pesquisadores e no fortalecimento da ciência brasileira.

Equipe PIBIC

Equipe responsável pelos Programas de Iniciação Científica na PRP: Samuelson Pereira, Marcos Mekaru, Mirian Marcançola e Caio Ribas com a Pró-Reitora de Pesquisa, Profa. Ana Frattini Fileti.

presidente do CNPq

Profa. Ana Frattini Fileti e Prof. Ricardo Galvão, presidente do CNPq, na entrega da premiação durante a 77ª Reunião Anual da SBPC.

Ir para o topo