A Pró-Reitoria de Pesquisa reuniu nesta quinta-feira (1 de junho) coordenadores e pesquisadores responsáveis por grandes centros temáticos de pesquisa instalados na Universidade, financiados pela FAPESP, CNPq e outros fundos.
O objetivo da reunião foi ouvir os pesquisadores sobre os principais desafios encontrados na execução dos projetos, principalmente aqueles relacionados à gestão, incluindo infraestrutura dos centros e pessoal de apoio.
Embora a Unicamp possua uma infraestrutura de pesquisa bastante robusta, o investimento deve ser uma ação constante, visando manter e melhorar as instalações existentes, assim como adequar e ampliar espaços para atender a novas demandas de projetos.
A partir da conversa com os dirigentes e responsáveis pelos grandes Centros de Pesquisa, o que se pretende é a elaboração de uma proposta de programa institucional de apoio visando eliminar as maiores dificuldades relacionadas à gestão e operação de grandes Centros, oferecendo ainda melhores condições de competitividade nas fases de submissão.
Também foram tema do encontro a identificação de oportunidades e a captação de recursos, a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia, a gestão de dados, a avaliação e a comunicação dos resultados, temas esses relacionados à atuação do Grant Office.
A reunião foi bem recebida pelos dirigentes que sugeriram reuniões periódicas com a PRP visando a troca de experiências de gestão entre os centros, discussão sobre demandas e possíveis soluções.