FAPESP reserva R$ 21 milhões para apoiar projetos colaborativos conduzidos por pesquisadores de computação e de ciências humanas e sociais (imagem: Pixabay)
Agência FAPESP – O Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science (eScience) anuncia uma nova chamada de propostas. O objetivo principal do programa é encorajar abordagens ousadas, inovadoras e não convencionais para pesquisa multidisciplinar de classe mundial, envolvendo colaboração conjunta de pesquisadores da computação e de outras áreas.
Na nova chamada, as propostas devem abranger pesquisas colaborativas conduzidas por pesquisadores de computação e de ciências humanas e sociais. Serão priorizadas propostas que promovam diálogo interdisciplinar substantivo ou intercâmbio conceitual e metodológico, construindo pontes teóricas, analíticas ou metodológicas que possam gerar conhecimento transdisciplinar entre computação e ciências humanas e sociais, assim como contribuir para formar novos pesquisadores capazes de realizar tal diálogo.
Do lado das ciências humanas e sociais, podem ser submetidas propostas interdisciplinares que incluam os seguintes tópicos interdisciplinares: Ciências Sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia); Economia; Demografia; Geografia; Planejamento Urbano; Línguas e linguística; Estudos de Ciência e Tecnologia; Direito; Filosofia; História.
Do lado da ciência da computação, as propostas podem abranger: Pesquisa em estabelecimento de infraestruturas de dados para temáticas envolvendo Ciências Humanas e Sociais; Pesquisa em algoritmos, geração e documentação de dados e desenvolvimento de software; Busca por consórcios e parcerias de pesquisa colaborativa (eScience para Ciências Humanas e Sociais, em alguns casos chamada eSocial-Science).
As modalidades de apoio da FAPESP participantes da chamada são Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, Auxílio à Pesquisa – Regular e Bolsa de Pós-Doutorado vinculada a Projetos Temáticos ou centros (CEPIDs, CPEs, CPAs, PDIPs, NPOPs ou CCDs) vigentes.
O total de recursos disponíveis para a chamada é de até R$ 21 milhões, para o conjunto das modalidades de apoio.
O prazo para submissão das propostas termina em 15 de julho.
A chamada está publicada em: fapesp.br/escience/chamada2022.
Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.