As novas bolsas, que serão disponibilizadas ainda para a edição 2021 do PIBIC/PIBITI, foram viabilizadas a partir da recente assinatura de um novo convênio entre a Unicamp e a empresa DOW, com recursos da Charities Aid Foundation America, Inc. (“CAF America”).

As bolsas são oferecidas a partir do programa DOW “CRIE” (Ciência, Representatividade, Inclusão e Experiência) e são destinadas a alunos autodeclarados pretos e pardos matriculados nos seguintes cursos (nome do curso/códigos): Química (05/50), Engenharia Química (9/39),Engenharia Física (108), Engenharia Ambiental (89), Farmácia (63), Ciências Biológicas (06), Licenciatura em Ciências Biológicas (46), Engenharia de Alimentos (43/13) e Licenciatura Integrada Química/Física (56).

Além das bolsas, no valor aproximado de R$ 900,00 (a depender do câmbio dólar/real) o programa Dow “CRIE” oferecerá aos alunos selecionados mentoria com profissionais da empresa, contando cada aluno com um mentor específico que o aconselhará sobre habilidades importantes para o mundo científico e profissional. Juntamente com seus orientadores, os alunos escolhidos também serão convidados a participar de evento científico promovido pela DOW em seu Centro de Inovação do Cliente (CIC), localizado em Jundiaí -SP.

Concorrerão às bolsas, todos os alunos inscritos no processo de seleção 2021 do PIBIC/PIBITI autodeclarados pretos e pardos, matriculados nos cursos especificados e que atendam ainda aos demais critérios estabelecidos no EDITAL PIBIC nº 1/2021.

Não é necessário manifestação de interesse. Todos os alunos que já se inscreveram como aqueles que ainda vão se inscrever até a data limite das inscrições, fixada em 10/05/2021, concorrerão às bolsas do programa Dow “CRIE”.

As inscrições para as bolsas, além de avaliadas pelo processo regular de seleção do PIBIC/PIBITI, serão analisadas por um Comitê Especial, composto por docentes/pesquisadores da Unicamp, que considerará ainda: a. Potencial de aplicabilidade do projeto; b. Alinhamento do projeto com aspectos de sustentabilidade: eficiência energética, redução de substâncias potencialmente danosas, química verde, economia circular, etc.; c. Origem do aluno, como critério de desempate, privilegiando o estudante oriundo de escola pública.

Saiba mais sobre as bolsas do programa DOW “CRIE” consultando o EDITAL PIBIC nº 1/2021 – ADENDO

Consulte ainda as regras gerais do processo de seleção PIBIC/PIBITI 2021 acessando o EDITAL PIBIC nº 1/2021