O objetivo da Chamada FAPESP / M-ERA.NET 2023 é financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico transnacionais que abordem a investigação e inovação de materiais, incluindo materiais para baterias e tecnologias energéticas com baixo teor de carbono.
Os tópicos prioritários da chamada envolvem os seguintes temas: Materiais sustentáveis para energia; superfícies, revestimentos e interfaces inovadoras; compósitos de alto desempenho; materiais funcionais; materiais avançados e tecnologia para aplicações em saúde; e materiais de nova geração para eletrônica
avançada.
Cada proposta deverá envolver no mínimo três pesquisadores de pelo menos três países diferentes participantes da Chamada M-ERA.NET 2023, através de suas respectivas agências de fomento. No caso da FAPESP, um destes integrantes será o pesquisador responsável no estado de São Paulo.
A duração dos projetos poderá ser de, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 36 meses, sendo que o orçamento total solicitado à FAPESP não poderá ser superior a R$ 450.000,00 para um projeto com 36 meses de duração.
A pré-proposta deve ser submetida até 16/05/2023 à FAPESP, por meio do SAGe, e à M-ERA.NET, pelo coordenador da proposta, por meio de ferramenta própria.