A Parceria Europeia de Biodiversidade Biodiversa+, implementada no âmbito do Horizon Europe, contempla uma rede de organizações que programam e financiam pesquisas sobre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e soluções baseadas na natureza.
A chamada “Soluções baseadas na natureza para biodiversidade, bem-estar humano e mudanças transformadoras – BiodivNBS” abrange os seguintes tópicos:
1. Sinergias e compensações das soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano;
2. Soluções baseadas na natureza mitigando os impulsionadores antropogênicos da perda de biodiversidade;
3. A contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança transformadora justa.
As submissões de propostas deverão seguir a modalidade Auxílio à Pesquisa Regular, com exceção da duração dos projetos que deverá ser entre 24 e 36 meses, e do orçamento total que não poderá ser superior a R$450 mil para um projeto com 36 meses, sendo proporcionalmente menor para projetos com duração inferior.
Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e reunir em um projeto transnacional parceiros elegíveis de pelo menos outros 2 países que participem financeiramente na Chamada, incluindo pelo menos 2 Estados-Membros da União Europeia (UE) ou Países Associados à UE.
O pesquisador coordenador do consórcio deve fazer a submissão à Biodiversa+ até o dia 10 de novembro, e o Pesquisador no estado de São Paulo deve fazer a submissão à FAPESP até o dia 13 de novembro.
Veja o Webinar informativo.
Imagem de wirestock no Freepik