A chamada irá apoiar projetos de pesquisa sobre eventos meteorológicos extremos, de curto-curtíssimo prazo temporal e limitada escala espacial, focando no desenvolvimento de ferramentas que subsidiem a emissão de alertas de risco para inundações e deslizamentos decorrentes de eventos hidrológicos e geodinâmicos, visando a prevenção de desastres naturais e a minimização dos seus danos.
Os projetos deverão ser inseridos nas seguintes Linhas de Pesquisa:
Linha 1 – Previsão de Curto Prazo e eventos hidrológicos: desenvolver métodos, modelos e ferramentas para previsão de curto e curtíssimo prazo para eventos hidrológicos extremos, como inundações bruscas, enxurradas e inundações com rápido tempo de resposta
Linha 2 – Previsão de Curto Prazo e eventos geodinâmicos: desenvolver modelos e métodos para a previsão de curto e curtíssimo prazo para eventos geodinâmicos (de deslizamentos), visando fornecer informações precisas e confiáveis sobre a ocorrência desses eventos, desenvolvendo sistemas de alerta precoce.
Espera-se que as propostas sejam interdisciplinares, multi-institucionais e prevejam o compartilhamento de dados e informações com organizações governamentais e não governamentais, empresas e comunidades locais, de forma a possibilitar que as ferramentas, tecnologias e metodologias desenvolvidas sejam efetivamente aplicadas.
Os projetos serão financiados com recursos de R$ 500 mil a R$ 2 milhões, para itens de custeio, capital e bolsas, com prazo máximo de execução de 36 meses. As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq até 16 de outubro.
Imagem de wirestock no Freepik