CGI/MCTIC e FAPESP passam a aceitar mais de uma proposta por instituição-sede. Serão selecionados até quatro centros orientados à resolução de problemas nas áreas de Saúde, Agricultura, Indústria e Cidades Inteligentes.
Agência FAPESP – O período de submissão de propostas para o edital de criação de Centros de Pesquisas Aplicadas (CPA) em Inteligência Artificial termina em 20 de julho de 2020. A chamada foi lançada pela FAPESP em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Serão selecionados até quatro centros para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas nas áreas de Saúde, Agricultura, Indústria e Cidades Inteligentes.
A iniciativa faz parte do programa FAPESP de Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA), que oferece apoio para a criação em universidades ou institutos de pesquisa de centros de pesquisa em parceria com empresas.
O CGI/MCTIC e a FAPESP excluíram a limitação prevista no edital segundo a qual poderia ser submetida apenas uma proposta por instituição-sede. Essa alteração possibilitará que pesquisadores vinculados a diferentes unidades de uma mesma instituição submetam propostas na chamada, garantindo igualdade de condições entre instituições e grupos de pesquisa e um processo competitivo para a escolha das melhores propostas.
A FAPESP reservará um total de até R$ 40 milhões para a implementação da primeira fase deste programa. Posteriormente, será feita uma nova chamada de propostas para a seleção de até mais quatro centros.
A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/13896.
Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.