A FAPESP é instituição participante do Observatório Vera Rubin e da colaboração internacional organizada para explorar os dados do Legacy Survey of Space and Time (LSST), como é chamado o levantamento astronômico a cargo do telescópio.
Podem participar da chamada pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa paulistas que coordenem um auxílio FAPESP vigente.
Cada proposta deverá ser composta por um pesquisador responsável e outros quatro jovens participantes associados, que devem ser beneficiários de Bolsa de Pós-Doutorado vigente financiada pela FAPESP, ou então por outra agência vinculada a instituição paulista.
Proponentes devem consultar a FAPESP quanto à sua elegibilidade pelo e-mail da chamada (chamada-lsst@fapesp.br) até 15 de março.
Em caso de deferimento, o proponente receberá carta de elegibilidade que deverá ser anexada no ato da submissão da proposta completa. Submissões serão aceitas por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe ) até 23 de abril.
Os astrônomos brasileiros terão acesso ao LSST e a FAPESP indicará um grupo de 5 pesquisadores, que serão participantes ativos, juntamente com sua equipe, na exploração dos dados e simulações produzidos pelo LSST.