A Iniciativa Conjunta Internacional para Pesquisa em Adaptação e Mitigação de Mudanças Climáticas de 2023 é uma colaboração entre financiadores de pesquisa do Brasil, Canadá, Alemanha, Noruega, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos que busca alavancar a experiência internacional para enfrentar os desafios globais causados pelas mudanças climáticas.
A chamada busca fortalecer as conexões entre pesquisa, governança e comunidades, para garantir que a pesquisa financiada seja transformadora e impactante. Dessa forma, os projetos podem desenvolver estratégias relacionadas à política, comunicação e envolvimento da comunidade, que incentivem a aceitação e o apoio desta para as mudanças comportamentais necessárias para a sua implementação.
Os projetos devem abordar diretamente pelo menos dois dos riscos mencionados a seguir para buscar estratégias abrangentes: riscos para os sistemas socioecológicos costeiros de baixa altitude; riscos para os ecossistemas terrestres e oceânicos; riscos associados a infraestrutura física, redes e serviços críticos; riscos à qualidade de vida; riscos à saúde humana; riscos à segurança alimentar; riscos à segurança hídrica; e riscos à paz e à mobilidade humana.
Além disso, pelo menos três países devem estar representados entre as afiliações dos pesquisadores responsáveis e, devem ser submetidas solicitações de recursos a pelo menos dois parceiros do consórcio.
O pesquisador responsável do estado de São Paulo deve consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade pelo e-mail (chamada-NFRF@fapesp.br) até 2 de junho de 2023. O pesquisador do Canadá elegível para o NFRF deverá encaminhar um Aviso de Interesse (NOI) até 2 de maio de 2023.
Veja o lançamento da chamada.