Aprender sempre é uma de nossas estratégias. Aqui mostramos oportunidades de atualização de conhecimentos, trocas de experiências com colegas e com especialistas da UNICAMP e de fora dela, além de exemplos e sites que podem ser úteis para as equipes de apoio à pesquisa e para os próprios pesquisadores.
Cronograma anual de reuniões de integração e troca de experiências
Reunião de integração 2025
- 05/02 – 10h às 12h – Aquisição de Itens para Pesquisa (Resolução GR 006/2025 e IN DGA 01/2025) e principais problemas (e respectivas soluções) apontados pelos EAIPs locais. Local: Auditório do Programa UniversIDADE (prédio da DEPI) – Reitoria VI. Vídeo e Apresentação
- 03/04 – 10h às 12h (local a confirmar)
- 05/06 – 10h às 12h (local a confirmar)
- 07/08 – 10h às 12h (local a confirmar)
- 01/10 – 10h às 12h (local a confirmar)
- 03/12 – 10h às 12h (local a confirmar)
Reunião de integração 2024
- 07/02 – Etapa final da tramitação de convênios – SG, Organização e gestão de dados de Pesquisa – SBU e Divulgação de resultados de pesquisa e pesquisadores – EDAT. Local: Auditório GGBS. Vídeo disponível. Apresentações: GOPRP, CACC, SG, EDAT, SBU e SBU
- 10/04 – Nova Lei de Licitações e Contratos e os principais impactos e alterações no contexto da Universidade – DGA. Local: Auditório GGBS. Vídeo disponível. Apresentações: DGA
- 10/06 – Ciclo de Palestras PRP: Gestão da Pesquisa: Uma visão Estratégica, com participação do Dr. Simon Kerridge, especialista em Research Management e fundador da ARMA, Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz (Prof. Emérito da Unicamp), e Profa. Adriana Bin (FCA-Unicamp). Local: Centro de Convenções da UNICAMP. Vídeo disponível.
- 07/08 – Debate sobre as lições aprendidas com as apresentações realizadas no evento Gestão da Pesquisa: uma visão estratégica. Auditório do Programa UniversIDADE (prédio da DEPI). Vídeo disponível. Apresentações: GOPRP
- 05/12 – Experiências locais de organização e de procedimentos dos EAIPs, principais ações em 2024 e planejamento para 2025. Vídeo disponível. Apresentações: PG, IFGW e GOPRP.
Reunião de integração 2023
- 27/04 – Encontro de Trabalho com os Assistentes Técnicos de Pesquisa da UNICAMP – Local: Auditório GGBS. Apresentação: GOPRP
- 31/05 – Como preparar as prestações de contas de projetos financiados por agentes externos – Local: Auditório GGBS. Apresentações: IFCH e FCA
- 03/07 – Tramitação de convênios. Local: Auditório Educorp. Vídeo disponível. Apresentações: DGA e FUNCAMP
- 12/09 – Tramitação de NDAs e de convênios com empresas. Local: Auditório Educorp. Vídeo disponível. Apresentação INOVA
- 20/10 – Tramitação de acordos e convênios internacionais e Procedimento de Tramitação dos Convênios – Principais Aspectos Jurídicos- Local: Auditório GGBS. Vídeo disponível. Apresentações: DERI e PG
- 05/12 – Resultados e sugestões do GT – aquisição de itens de pesquisa e Follow-up sobre o questionário “Queremos ouvir você”. Local: Auditório GGBS. Vídeo disponível. Apresentações: GOPRP e DGA
Ciclo de Palestras PRP
- 10/06/24 – Ciclo de Palestras PRP: Gestão da Pesquisa: Uma visão Estratégica, com participação do Dr. Simon Kerridge, especialista em Research Management e fundador da ARMA, Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz (Prof. Emérito da Unicamp), e Profa. Adriana Bin (FCA-Unicamp). Local: Centro de Convenções da UNICAMP. Vídeo disponível.
- 18/09/24 – Ciclo de Palestras PRP: Love Data Day – Pesquisadores e alunos discutiram aspectos fundamentais relacionados à gestão de dados, com o objetivo de incentivar e disseminar a cultura das boas práticas em todas as etapas: desde a coleta, armazenamento, e análise, até a visualização e preservação de dados. Local: Auditório FEQ. Vídeo disponível manhã e tarde. Apresentações: Prof. Altigran Soares da Silva – UFAM, Prof. Marcelo Brandão – CBMEG, Profa. Cláudia Bauzer Medeiros – IC e Alessandra Karyne Neves – SBU
- 25/11/24 – Ciclo de Palestras PRP: Ética em Pesquisa – O evento visa promover reflexões e discussões sobre os desafios da ética em pesquisa. Local: Auditório GGBS. Vídeo disponível. Apresentações: Profa. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer – FFLCH/USP e Profa. Iscia Teresinha Lopes Cendes – FCM/UNICAMP
Eventos/ Cursos
11 a 13 de março – 9h às 18h – Food BaySP Workshop – Adding value to agroindustrial by products. O Food BaySP workshop será uma oportunidade para pesquisadores dos estados da Bavária (Alemanha) e de São Paulo discutirem os principais tópicos relacionados à agregação de valor aos subprodutos agroindustriais focados na indústria alimentícia, incluindo exploração de diferentes fontes, caracterização e funcionalidade de ingredientes, desenvolvimento de produtos e processos para obtenção de ingredientes de diferentes subprodutos agroindustriais, entre outros. O evento é gratuito e presencial e será realizado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da UNICAMP. As inscrições e submissões estão abertas até o dia 14 de fevereiro de 2025.
17 de março – 14h30 – Workshop “Como a Comunidade da UNICAMP pode Identificar o Impacto de sua Produção Acadêmica em Políticas Públicas?”. Online. O evento irá apresentar a importância de mensurar o impacto da pesquisa acadêmica em políticas públicas, com foco no uso da ferramenta Overton Index para identificar a influência da produção científica no cenário político e social. Público-alvo: aberto a todos os públicos, com foco em docentes, pesquisadores, estudantes e bibliotecários na área de Humanidades. Inscrições.
19 de março – 11h – Understanding the Data Behind Funding Institutional. The webinar will cover data quality standards, selection principles, and the processes for ensuring the accuracy and relevance of funding data in the Funding Institutional. Register for the webinar.
2 de abril – 9h30 – 10h45 – Webinar Unicamp – Projetos colaborativos por meio do intercâmbio de pessoal com MSCA Staff Exchanges. Evento virtual para descobrir mais sobre o funcionamento da chamada e do co-fomento pela FAPESP e ouvir o depoimento dos pesquisadores da Unicamp, Prof. Anderson Rocha e Prof. Kleber Pirota, que participam de projetos MSCA SE. Inscrições.