1- Como será realizado o Congresso PIBIC 2020?
Devido à pandemia de COVID-19, o Congresso de Iniciação Científica da Unicamp será realizado no formato virtual entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro de 2020.
Com o conteúdo das inscrições recebidas (resumos e vídeos) será montada uma plataforma interativa para realização do evento virtual, aonde terão visitantes e avaliadores acessando os trabalhos e os alunos deverão estar disponíveis para esclarecer (via chat) possíveis perguntas e comentários. Além disso, serão realizadas palestras e conferências, estilo live, de grandes nomes da ciência.
2. Quem poderá participar do evento?
Há duas categorias de inscrição: expositores e visitantes / ouvintes.
As inscrições para expositores de trabalhos de IC são destinadas aos participantes dos programas PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM e PICV da Unicamp e demais alunos da instituição que desenvolveram atividades de IC, com ou sem financiamento, recentemente.
Todos os demais interessados poderão se inscrever como visitante / ouvinte.
3. Quero participar apenas como visitante / ouvinte, como devo fazer?
Você deverá realizar sua inscrição até o dia 29/11 (18h) via plataforma Sympla - Clique aqui.
Será uma inscrição simples e rápida que permitirá acesso à plataforma virtual.
O visitante terá acesso exclusivo às palestras, trabalhos de Iniciação Científica e possibilidade de interação (via chat) com os alunos expositores.
Vale ressaltar que os inscritos nessa categoria não receberão certificado de participação.
4. O expositor precisa elaborar um pôster para apresentar a sua pesquisa no congresso desse ano?
Não há necessidade de elaborar um pôster / banner padrão, visto que o evento desse ano será virtual.
No ato da inscrição o expositor precisará anexar um resumo e um vídeo-pôster (opcional) de sua pesquisa.
5. O aluno expositor irá apresentar o seu trabalho de IC “ao vivo”?
Como é um evento muito grande, e que contará com diversos inscritos, infelizmente não haverá apresentações ao vivo de cada aluno expositor.
Porém, durante o evento, o aluno deverá acessar a plataforma virtual com frequência, para verificar e responder possíveis perguntas / comentários de visitantes e avaliadores e assistir as palestras de seu interesse.
Apenas os autores dos trabalhos pré-selecionados serão convidados para participar de uma sessão virtual com o Comitê Assessor representante do CNPq. Esses alunos serão avisados previamente.
6. Já devo enviar o resumo e link do vídeo-pôster no momento da minha inscrição?
Sim. O conteúdo da sua inscrição será justamente aquele que constará na plataforma virtual do evento.
Atenção às normas! Não serão permitidas edições futuras.
7. Qual é o formato ideal do resumo solicitado na inscrição do evento?
É recomendado que o resumo seja enviado no formato “expandido”, com até 5 páginas e 3MB, contendo os objetivos do projeto, uma breve descrição da pesquisa e os resultados obtidos.
Você poderá inserir imagens, gráficos, ou o que preferir para ilustrar a sua pesquisa.
Não há formatação padrão, porém, pedimos que inclua, obrigatoriamente, o cabeçalho do evento no seu arquivo do resumo. A imagem está disponível para download na opção “Inscrições e Normas” do menu desse site.
8. O que é um vídeo-pôster? O envio é obrigatório?
O vídeo-pôster nada mais é do que uma gravação, mesmo que caseira, da apresentação de uma pesquisa.
Há diversas formas de gravá-lo. Veja as dicas e exemplos na opção “Vídeo-pôster” no menu desse site.
Vale lembrar que o vídeo-pôster solicitado pelo evento deve ter até 3 minutos, por isso, faça um planejamento para que apenas os principais pontos da pesquisa sejam relatados. Use a sua criatividade!
Apesar de o link do vídeo-pôster não ser um item obrigatório da inscrição, ele é altamente recomendado devido ao formato do evento desse ano.
9. Iniciei meu projeto PIBIC recentemente (quota 2020), tenho o compromisso de participar do evento desse ano?
Não. Apenas os alunos que já finalizaram ou estão em fase de finalização de suas pesquisas devem participar do evento.
Se a sua bolsa PIBIC pertence à quota 2020-2021, a sua inscrição deverá ser efetuada apenas no evento de 2021.
10. Sou aluno de graduação da Unicamp e desejo concorrer ao Prêmio PIBIC. O que devo fazer?
Basta selecionar esse tipo de prêmio em seu formulário de inscrição. Pronto! Você já estará concorrendo.
Após o término das inscrições, todas as pesquisas recebidas serão analisadas por um comitê interno, formado por docentes da Unicamp. Esse comitê será responsável por pré-selecionar aproximadamente dez por cento dos trabalhos que se destacarem pela qualidade científica.
Os autores selecionados serão convidados para participar de sessão virtual com o Comitê Assessor representante do CNPq, convidado pela Pró-Reitoria de Pesquisa para avaliação dos referidos trabalhos. Esses alunos serão avisados previamente.
O Comitê Assessor representante do CNPq será o responsável pela escolha dos 20 melhores trabalhos apresentados por alunos da Unicamp.
11. Sou aluno de graduação da Unicamp e desejo concorrer ao Prêmio INOVA. O que devo fazer?
Basta selecionar esse tipo de prêmio em seu formulário de inscrição. Pronto! Você já estará concorrendo.
O Prêmio INOVA visa valorizar os alunos e docentes da Universidade que desenvolveram pesquisas com potencial de geração de produtos para a sociedade. Além disso, o Prêmio também visa transmitir aprendizado aos interessados.
Os inscritos nessa modalidade serão futuramente contatados pela Agência de Inovação INOVA Unicamp para realização de um treinamento de pitch para transformar suas pesquisas em apresentações de pitch de 3 minutos. Os participantes deverão enviar vídeos (não é o mesmo da inscrição) e serão selecionados até 3 finalistas de cada área na final, que contará com uma banca avaliadora. Serão premiados quatro projetos, um de cada área de Biológicas, Exatas, Humanas e Tecnológicas.
12. Ainda tenho dúvidas...
Entre em contato conosco!
Atendimento: 2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h30
E-mail: pibic@unicamp.br
Telefones: (19) 3521-4891 ou (19) 3521-5196
WhatsApp: (19) 98253-5935